Ultra Rádio

Polícia Federal deflagra operação no INSS em Recife

Na manhã dessa segunda-feira (2), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação no Grande Recife no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O foco é combater fraudes na concessão de pensões. Na “Operação Calabarismo”, foram cumpridos 17 mandados de intimação nos bairros do Pina, na Zona Sul e Iputinga, na Zona Oeste e no município de Camaragibe e cinco mandados de busca e apreensão.

De acordo com a polícia, na operação uma funcionária do INSS, lotada na unidade do Pina, teve o afastamento de suas atividades por ser suspeita de envolvimento em um esquema criminoso que inseria dados falsos no sistema previdenciário, para concessão irregular de benefícios. As pensões em que foram verificadas irregularidades também devem ser suspensas durante a investigação.

O prejuízo financeiro causado ao poder público chega a R$ 183 mil. São investigados crimes como estelionato contra entidade de direito público e inserção de dados falsos em sistema de informações, cujas penas, somadas, ultrapassam 17 anos de reclusão.