Ultra Rádio

Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de setembro no Brasil

E uma nota publicada na última sexta-feira (09), no Diário Oficial da União, pelo Denatran (Departamento nacional de trânsito).  Rege a mudança das placas de todos os veículos que estão registrados no Brasil.  A alteração está se dando graças a uma padronização, que tem relação direta as usadas pelos países que compõe o Mercosul ( Mercado comum do Sul). Para isso, as novas placas terão selos federais e chips de identificação, fabricados pela Casa da Moeda do Brasil, além de elementos que permitem maior segurança e identificação automática dos veículos, como QR Code e número de ID único.

A decisão começa a valer a partir de setembro desse ano, porém já será obrigatório para novos veículos ou para aqueles que mudarem de domicílio. Para carros e motos já emplacadas, seus donos terão até o ano de 2023, para se adaptarem a mudança.

Ainda segundo o Denatran o objetivo é combater a criminalidade e a reintrodução de veículos roubados nas frotas dos países. Com a instalação do chip de monitoramento, vai ser possível fazer uma integração com o banco de dados das forças policiais para possíveis investigações, além de facilitar a fiscalização e os estudos em estradas brasileiras.