Ultra Rádio

Limoeiro é a segunda cidade de Pernambuco com o Selo de Qualidade em Serviços do Sebrae-PE

Nesta sexta-feira (18), segundo dia da Feira do Empreendedor, Limoeiro se tornou o segundo município pernambucano, atrás apenas da capital do Recife, a assinar com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o convênio de parceria para o programa Selo de Qualidade de Qualidade em Serviços para o Turismo. Lançado em abril/2018, o Programa na Princesa do Capibaribe será para Bares e Restaurantes e tem por finalidade reconhecer os estabelecimentos com excelência na qualidade da prestação de serviços, visando ainda gerar benefícios como aumento de ocupação, faturamento, melhoria da gestão financeira e redução de custos.

O objetivo desta iniciativa, que vem por intermédio da Prefeitura de Limoeiro e da Secretaria Executiva de Indústria e Comércio (SEIC) , é aprimorar a gastronomia, estimular o turismo e alavancar a economia, tornando-a referência no Estado de Pernambuco. A partir deste convênio, os bares e restaurantes da nossa terra terão seus serviços reconhecidos a partir do certificados de qualidade do Sebrae.

O gerente do Sebrae na Mata Norte de Pernambuco, Leonardo Carolino, afirma que Limoeiro só tem a ganhar com esta ação. “A Feira do Empreendedor é o primeiro passo para trabalharmos a melhoria da economia e dos pequenos negócios. Com esta parceria firmada para o Selo de Qualidade, poderemos criar uma economia voltada para o Turismo, para os cidadãos de Limoeiro e das cidades vizinhas que vêm degustar e conhecer a gastronomia daqui. Este serviço vai ter como referência o Estado do Ceará, um dos melhores serviços de Gastronomia e de Turismo do Brasil. Trouxemos esse programa para Pernambuco e Limoeiro será a primeira cidade, depois da capital, a aplicá-lo”, explica.

De acordo com o prefeito de Limoeiro, João Luís Ferreira Filho, com a parceria, os estabelecimentos gastronômicos que fornecerem as melhores refeições serão premiados. Ao mesmo tempo, o gestor destaca que o estímulo à economia local é uma conquista de todos os limoeirenses. “Se não fossem os pequenos, médios e grandes empresários e os microempreendedores individuais, que geram renda e emprego em nosso município, a Feira do Empreendedor não teria este sucesso que tem hoje. Estamos perto das festividades juninas, uma época de grande movimentação, e a compra e venda de produtos estimula o nosso comércio. Nesta nova parceria que estamos firmando com o Sebrae, vamos capacitar os donos e funcionários de bares e restaurantes da nossa cidade para que eles prepararem os seus pratos e atendam cada vez melhor a sua clientela. Melhorando a Gastronomia de Limoeiro, estaremos incentivando o turismo para a nossa cidade”, pontua.

O secretário executivo de Indústria e Comércio, Wellington Vasconcelos, mostrou grande entusiasmo com o Selo de Qualidade do Sebrae. “Somos muito gratos ao Sebrae, na pessoa de Leonardo, a todo o apoio dado ao Empreendedorismo e ao desenvolvimento da cidade de Limoeiro”, sublinhou.

O que é o Selo de Qualidade em Serviços? Criado em 1996, resultado de uma ação conjunta do Sebrae/ce e do trade turístico estadual, o selo tem por objetivo estimular a implantação de melhorias nos produtos e serviços ofertados nas empresas do ramo de hospedagem, alimentação e eventos, bem como orientar e capacitar os empreendedores e colaboradores em gestão e tecnologia, com a finalidade de valorizar as empresas cearenses do segmento turístico que possuem produtos e/ou serviços de qualidade.

O Selo de Qualidade em serviços do Sebrae é um programa anual de consultoria gerencial e tecnológica, de cunho orientativo, que proporciona o desenvolvimento da cultura da qualidade nas empresas, orientando e reconhecendo os estabelecimentos que oferecem um serviço de excelência e produtos de qualidade, além de ser uma importante ferramenta gerencial que identifica as inconformidades dos processos produtivos e administrativos, indicando as soluções e aperfeiçoamentos necessários. Hoje é um instrumento de reconhecimento do esforço do empresariado cearense em apresentar-se como fornecedor de serviços de excelência de qualidade no mercado turístico.

O projeto, que já existe no Ceará e é aplicado pelo Sebrae-CE, está sendo trazido para Pernambuco depois de ter obtido sucesso em seus objetivos e de já ser reconhecido pelo público daquele estado como um sinalizador de bons serviços e produtos. O Selo de Qualidade do Sebrae representa uma possibilidade de crescimento da competitividade entre pequenos negócios, além do incentivo ao desenvolvimento de mecanismos internos e ao aperfeiçoamento dos empreendimentos. O projeto foi aplicado inicialmente nos segmentos de meios de hospedagem, restaurantes, bares e similares, com atuação na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Fonte: Sebrae-PE