Ultra Rádio

Blog do Elielson: Indústria automotiva cresceu com exportações; é um exemplo a ser seguido, diz Côrte Real

O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) entende que a retomada do crescimento da indústria automotiva no primeiro bimestre de 2018, em razão do aumento das exportações, é um exemplo a ser seguido por outros setores econômicos no Brasil.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção automobilística brasileira teve um aumento de 14,4% nos no primeiro bimestre de 2018 em comparação com o mesmo período de 2017. Nos dois primeiros meses do ano, o Brasil produziu 431,6 mil veículos, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“O setor automotivo mostrou que o acesso ao mercado externo, às exportações, pode compensar uma queda do consumo no mercado interno. A finalidade da globalização é justamente essa”, explicou o parlamentar.

Segundo dados da Anfavea, de 2013 a 2016 a produção de veículos no Brasil caiu. Somente no ano passado é que voltou a crescer, principalmente devidos às exportações. Em 2017, as montadoras enviaram 762.033 veículos para fora do País, um crescimento de 46,5%, quando comparado às 520.137 unidades de 2016.

“Esse sucesso do setor automotivo foi devido a uma ação muito proativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, juntamente com a qualidade dos nossos produtos”, concluiu Côrte Real.

Foto – Jotaric / Divulgação

Fonte: Blog do Elielson