Ultra Rádio

Audiência na Fiepe irá por em pauta crise nos estaleiros de Pernambuco

Nesta segunda-feira, dia 28, às 9h, estará acontecendo no auditório da Fiepe uma audiência pública para debater a situação dos estaleiros navais em Pernambuco. A audiência será conduzida pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia, Aluísio Lessa (PSB) e o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger.

Ao todo, os dois estaleiros empregavam 12 mil pessoas e hoje somente cerca de 4300 empregos diretos. No caso dos indiretos eram 40 mil empregos e hoje algo em torno de 15 mil. O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) tem uma encomenda de navio que finaliza em 2019, ou seja, empregos até o próximo ano.

Não bastasse isso, os empreendimentos ainda sofrem com a falta de encomendas devido à crise desencadeada pelas denúncias de corrupção na Petrobras. O Vard Pomar, por exemplo, está terminando dois navios gaseiros sem a perspectiva de receber novos pedidos. O EAS também só tem trabalho certo até o próximo ano. Por isso, outras 800 vagas já foram fechadas neste ano na indústria naval pernambucana.

Outro ponto de debate é a aplicação de medidas que gerem uma melhor competitividade para os estaleiros de Pernambuco, porque segundo o setor não há condição mínima da indústria nacional concorrer com o mercado estrangeiro, livre de impostos por conta das ações de Temer. A Petrobras vai precisar de 80 plataformas e 210 navios nos próximos 25 anos para explorar o pré-sal e essa concorrência pode ser vencida por empresas da China, Coreia e Singapura.

Fonte: Blog do Elielson