Ultra Rádio

Aplicativo auxilia na troca de recicláveis por desconto na conta de luz em Pernambuco

No dispositivo da Celpe, é possível ver locais, horários e status de pontos de arrecadação, além de cadastro de contas.

Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) lançou um aplicativo para facilitar o acesso de clientes ao Vale Luz Celpe, que garante desconto na conta de luz em troca de produtos recicláveis. O dispositivo está disponível para os sistemas Android, iOS e Windows Phone, informando, também, localização e status de funcionamento de todos os pontos de coleta, que, segundo a Celpe, foram ampliados.

Para acessar o aplicativo, é preciso baixá-lo pelas lojas de compras disponíveis nos smartphones, buscando ‘Vale Luz Cliente’. É preciso realizar um cadastro com número da Conta Contrato de energia, endereço, e-mail e telefone de contato. É possível cadastrar até duas contas contrato por CPF. O cliente poderá participar do Vale Luz utilizando o aplicativo após a validação do cadastro, informada através do e-mail.

No aplicativo, também estão disponíveis informações dos materiais recebidos e preços praticados e o acompanhamento dos créditos gerados mensalmente por meio da entrega dos resíduos para desconto na conta de energia. Desde o inicio do projeto Vale Luz, em 2008, mais de 4.000 clientes já foram atendidos, arrecadando cerca de 830 toneladas de material reciclável e ganhando ais de R$ 159 mil em descontos na conta de energia.

Segundo a analista de eficiência energética do grupo Neoenergia, Virginia Forte, não há limites para o desconto conseguido nas contas de luz, podendo, inclusive, zerar o valor da conta de luz mensal. Caso o valor dos créditos arrecadados pelo cliente seja maior que o da conta, o desconto fica armazenado para o mês seguinte.

“Temos vários clientes que chegam a zerar a conta, e poder cadastrar duas contas no mesmo CPF possibilita, por exemplo, beneficiar instituições de caridade ou qualquer outra pessoa a quem o cliente queira destinar o valor. Na hora da pesagem, o cliente é informado do valor arrecadado e isso é descontado na conta mensal”, disse Virgínia.

São aceitos produtos em metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária). Apesar disso, alguns cuidados devem ser tomados no momento da entrega dos resíduos. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

O programa está disponível para clientes de todo o estado e, no aplicativo, moradores de todas as cidades podem procurar o ponto de coleta mais próximo. Os materiais arrecadados com o Vale Luz são destinados a duas cooperativas, uma no Recife e outra em Abreu e Lima, na Região Metropolitana, que destinam os recicláveis às indústrias.

Pontos de coleta

Além de um container fixo no estacionamento do Shopping Recife, há postos itinerantes de troca de resíduos por descontos na conta de energia. Em cada dia da semana, três tendas vão ser montadas em diferentes locais nas cidades do Recife, Olinda e Abreu e Lima. Confira abaixo os locais de coleta: